PRODUTOS IMPERDÍVEIS PARA VOCÊ!

Ómega 3 - O ácido gordo bom para a saúde



Por: Rui
Ómega 3
O ácido gordo bom para a saúde
Salmão, sardinhas, atum, cherne, espadarte, anchovas…os peixes de mar alto têm uma coisa em comum: são óptimas fontes de ómega 3, elemento essencial para o bom funcionamento do corpo humano, importante no bom funcionamento da visão e da tensão arterial, passando pela saúde das articulações e mesmo nos estados de humor!
De acordo com um estudo da Associação Americana de cardiologia, uma dieta rica em ómega 3 contribui para controlar a hipertensão, ajuda o cérebro a funcionar melhor e contribui para a redução dos níveis de triglicéridos e colesterol. Razões suficientes para que os especialistas recomendem o consumo de duas a três refeições semanais à base de peixe gordo, como o salmão, as sardinhas ou o atum. No caso dos vegetarianos, uma boa alternativa serão as nozes, embora o aporte de ómega 3 que proporcionam seja menor.

Apesar das propriedades benéficas do ómega 3 serem há muito conhecidas e estudadas, num últimos tempos este tornou-se num nutriente estrela, sendo anunciado como suplemento em vários alimentos transformados, de leite a bolachas. Afinal, do que estamos a falar? , poderá perguntar-se.
O ómega 3 é um ácido gordo essencial. Não sendo produzido pelo corpo humano, as necessidades diárias deste elemento devem ser supridas pela alimentação. Na natureza, é encontrado sobre três formas: ácido alfalinoleico, EPA, (ácido eicosapentanóico), e DHA (ácido docosahexanóico). O primeiro está disponível em vegetais como o agrião; os dois últimos, nos peixes. O corpo humano sintetiza o ácido alfalinoleico, convertendo-o em EPA e, depois, em DHA. Estas moléculas são as mais activas no ómega 3, sendo importantes na formação de substâncias anti-inflamatórias.
Um suprimento deficiente em ómega 3 pode traduzir-se em problemas que vão até desordem da deficiência na concentração, asma e outras alergias. Quando a alimentação não garante as doses diárias necessárias, a suplementação pode ser uma opção. A formula mais comum são cápsulas de óleo de peixe, muitas vezes purificadas para que o corpo consiga assimilar os ácidos gordos mais facilmente.
Porquê o ómega 3
Os benefícios mais conhecidos do ómega 3 são os relacionados com a diminuição "mau" colesterol, revitalizando as artérias e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Estes efeitos influenciam também de forma positiva quem sofre de diabetes. Acredita-se também estes ácidos gordos têm um forte efeito anti-inflamatório, ajudando também a proteger das alergias. Estão a ser estudados os benefícios no combate à dor e à incapacidade relacionadas com as enxaquecas.
Uma dieta rica em antioxidantes e ómega 3 também parece ajudar as pessoas idosas a combater a perda de memória e melhorar as suas capacidades mentais. As propriedades anti-inflamatórias e regeneradoras do ómega 3 ajudam não só a repor as substâncias anti-inflamatórias naturais do organismo que diminuem com a idade, mas também impedir o aumento correspondente dos químicos que provocam a inflamação celular, contribuindo para a restauração da capacidade de memória perdida com o envelhecimento.
Ómega 3 e artrite reumatóide
De acordo com estudos recentes, o ómega 3 pode mesmo ser um bom, aliado no tratamento de patologias articulares como a artrite reumatóide. Em causa está a sua acção anti-inflamatória, que ajuda a diminuir a dor, o inchaço e o enrijecer das articulações.
Ómega 3 para Desportistas
Cada vez mais os praticantes de exercício físico estão a procurar intensificar o consumo de ómega 3, quer procurando seguir uma dieta rica neste nutriente, quer através de suplementação. Isto porque além de contribuírem para um organismo mais saudável, os ácidos gordos permitem também optimizar a performance. Em causa estão os seus efeitos regeneradores:
  • Redução da inflamação nos músculos e articulações e ajudar a acelerar a recuperação muscular;
  • Manter os tendões e ligamentos saudáveis;
  • Ao ajudar a manter os níveis de hormona sexual masculina, permite um óptimo desenvolvimento muscular.

Perfil do Autor
http://farmaciaturcifalense.blogspot.com/
Farmácia Turcifalense
(Artigonal SC #3417085)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/omega-3-o-acido-gordo-bom-para-a-saude-3417085.html